Início das obras do CT do Futebol Feminino em Araraquara

Centro de treinamento exclusivo em Araraquara busca consolidar o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil

23/01/2026 às 10:26
Por: Redação

Em Araraquara, São Paulo, começa na próxima segunda-feira (26) a construção do primeiro centro exclusivo de treinamento de futebol feminino no país. Este empreendimento é resultado de uma parceria entre a prefeitura local, Petrobras, a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) e o clube Ferroviária. O investimento é de 34,5 milhões de reais.

 

Para marcar o início das obras, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, juntamente com Edinho Silva, ex-prefeito da cidade e atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), estará presente. O projeto é fruto de um convênio iniciado na gestão de Silva como prefeito, sendo que os planos e as autorizações foram aprovados pela estatal ao final de 2025.

 

Edinho Silva, em uma declaração, destacou a longa história da cidade em prol do futebol feminino, que começou em 2001, antes mesmo da modalidade se tornar um compromisso obrigatório. Ele expressou agradecimentos a Magda Chambriard e ao presidente Lula pelo apoio dado à modalidade.

 

O centro terá 138 mil metros quadrados e ficará no Parque do Pinheirinho, onde já está localizado o CT Olegário Tolói de Oliveira da Ferroviária. A perspectiva é fornecer uma infraestrutura de excelência, que promove o alto rendimento e o bem-estar das jogadoras, com cinco campos de futebol, um miniestádio iluminado, e acomodações para 82 atletas, além de academia, centro médico, áreas pedagógicas e espaços de convivência. O local estará apto a receber competições da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Atendendo cerca de 240 jovens de categorias de base, desde os 11 até os 20 anos, o centro focará na formação integral das atletas, incluindo treinamentos técnicos e programas educativos sobre saúde, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e a história do futebol feminino. A comunidade local também será beneficiada com a criação de uma escolinha de futebol gratuita.

© Copyright 2025 - Fortaleza Notícias - Todos os direitos reservados